sexta-feira, 28 de maio de 2010

Como pensamos em encontrar respostas as nossas dúvidas temporárias?

Através de pesquisas escritas, entrevistas, observações e desenvolvimento de atividades práticas.

Motivações que impulsionaram na escolha do tema

Projetos realizados durante os estágios de observação nas escolas.
Por gostar da interação que a arte proporciona ao construir e a revelação dos resultados.

Dúvidas Temporárias

Usando diversas estratégias e estimulando a diversidade das criações, surge novos desafios aos educadores, desafios que provocam inúmeras dúvidas temporárias:

  • Como avaliar a produção artística da criança?
  • Por que trabalhar com artes manuais na escola?
  • Como utilizar a arte para desenvolver atividades interdisciplinares?
  • Que materiais recicláveis podem ser utilizados na produção de artes manuais?
  • Como utilizar a arte manual para instaurar a conscientização sobre os cuidados com o meio ambiente e a saúde?

Certezas Provisórias

Após a definição do tema do nosso projeto, a professora nos convidou a escrever sobre nossas Certezas Provisórias:

No decorrer do desenvolvimento de um processo artístico consegue oportunizar ao aluno experiências, sensibilizá-lo, atenção, socialização de conhecimento; oportuniza inovações, permite ações éticas, estudo e pesquisa, também ocorre o envolvimento do grupo. Além de permitir manifestações de disciplina, respeito e criações. Através da arte as crianças manifestam seus conhecimentos e mostram singularidades.
Acredita-se que a arte permite aos alunos demonstrar desenvoltura, imaginação, interpretação e reflexão.
Também a arte quando integrada à sala de aula atende especificidades dos alunos e oportuniza o envolvimento integrado.