sexta-feira, 18 de junho de 2010

Como Avaliar a Produção Artística das Crianças???

Conhecer a arte de um povo exige estudo e sensibilidade. A formação do olhar crítico ocorre do encontro da percepção e do conhecimento e constitui-se numa atitude de fecunda criatividade. Não olhar a obra de arte e acha-lá bonita ou feia, mas analisá-la criticamente com conhecimento artístico, enriquecendo o conhecimento sobre as coisas que olha e avalia. Estudar a arte é aprender a olhá-la criticamente; é experimentar a transformação do olhar. Essa transformação não ocorre apenas na lida com objetos artísticos, mas em todas as áreas do saber humano, pois a crítica é matéria-prima da criatividade e a arte é o resultado. Segundo Barbosa (1975, p. 90), em sua obra A imagem do ensino da arte, "a arte não tem importância para o homem somente como instrumento do desenvolvimento da criatividade, percepção e etc, mas tem importância em si mesma, como assunto ou objeto de estudo".
Em outras palavras, o autor coloca que não devemos avaliar somente a estética do que foi criado pela criança, mas sim a intenção do que foi criado, valorizando todos os passos da construção da arte pela criança.

Por que Trabalhar com Artes Manuais na Escola???

A criança atraída por contos de fadas, lendas e histórias, se interessa e quer aprender a criar, elas estão mais próximas do artista, do colecionador, do mágico, reconstroem das ruínas; refazem dos pedaços. A cultura infantil é produção e criação, de seu espaço e tempo.
No refazer, reside o potencial da brincadeira, por isso Benjamim (1984, p.14) em sua obra Reflexões: a criança, o brinquedo, a cultura, critica a pedagogização da infância e faz cada um de nós pensar "é possível trabalhar com crianças sem saber brincar, sem ter nunca brincado?".
A criança em suas tentativas de descobrir e conhecer o mundo, nas suas ações infantis, elas em suas experiências atribuem significados diversos as coisas, fato e artefatos.
Aprendemos com Paulo Freire que educação e pedagogia dizem respeito a formação cultural e o trabalho pedagógico precisa favorecer a experiência com o conhecimento científico e com a cultura sendo a educação, uma prática social que inclui o conhecimento científico, a arte e a vida cotidiana. Neste sentido, o trabalho com artes manuais na escola pode ser um instrumento para valorização da expressão, sentimento e criação.

segunda-feira, 7 de junho de 2010